terça-feira, 16 de setembro de 2014



Chuva Ácida

http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/monumento-danificado-pela-chuva-acida-1306179431.gifSabemos que o pH da água pura é 7,0, mas quando o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera se dissolve na água, ocorre a formação do ácido carbônico (H2CO3), e portanto o pH da água em equilíbrio com o CO2 atmosférico é de 5,6. Veja a figura e equações mostrando a formação e dissociação do ácido carbônico:


                                                         O2 (g) + H2O (l) → H2CO3 (aq)
H2CO3 (aq) → H+ (aq) + HCO3- (aq)

HCO3- (aq) → H+ (aq) + CO32- (aq)
Apesar da chuva em equilíbrio com o gás carbônico já ser ácida, só dizemos que a chuva tem um excesso de acidez quando seu pH for menor que 5,6.
O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.

Referências Bibliográficas
Universidade Paulista. Poluição Atmosférica & Chuva Ácida. Disponível em: < http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html> Acesso em 17 de Setembro de 2014 às 15:12:56.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário