Balanço Social
O balanço social é
uma demonstração que pode ser publicada anualmente pelas empresas, e que reúne
uma série de informações sobre sua atuação social, como por exemplo: os
projetos, os benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores,
analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É uma ferramenta que avalia e
multiplica a evidenciação da responsabilidade social das empresas.
No balanço social, a
empresa evidencia o que faz por seus funcionários,dependentes, colaboradores e
comunidade, evidenciando de forma transparente as atividades que melhoram a
qualidade de vida. A função principal é tornar pública a responsabilidade social,
e dessa forma, construir as ligações entre a sociedade, meio ambiente e
empresa.
O balanço social é
uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a
capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a
vida no planeta.
O surgimento do
Balanço Social se deu nos anos 60, nos EUA e na Europa, com o repúdio da
população à guerra do Vietnã, e deu início a um movimento de boicote à
aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. A
sociedade exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram a prestar
contas de suas ações e objetivos sociais.
No Brasil, iniciou-se
na década de 70 as movimentações entre as empresas, mas somente nos anos 80 é
que algumas empresas iniciaram a divulgação das evidências do Balanço Social.
Já na década de 90, mais empresas iniciaram essa apresentação.
O Balanço Social da
Nitrofértil, empresa estatal situada na Bahia, que foi realizado em 1984, é
considerado o primeiro documento brasileiro do gênero, que carrega o nome de
Balanço Social. No mesmo período, estava sendo realizado um Balanço Social do
Sistema Telebras, que foi publicado em meados da década de 80. O do Banespa,
realizado em 1992, compõe a lista das empresas precursoras nessa área no
Brasil.
O Balanço Social se
tornou mais evidente quando Herbert de Souza, o Betinho, iniciou em junho de
1997 uma campanha para que houvesse a divulgação voluntária dessas informações.
Como foi uma pessoa de muita representatividade e liderança perante as classes
sociais, Betinho conseguiu levar ao conhecimento da população, através de
seminários, fóruns e outras estratégias de mídia, a importância da divulgação
voluntária do Balanço Social.
Herbert José de Souza
(1935-1997), mais conhecido como Betinho, foi um sociólogo brasileiro e ativista
dos direitos humanos. Seu trabalho mais importante foi o projeto Ação da
Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Mobilizou várias campanhas para
arrecadar mantimentos em favor dos pobres e excluídos. Betinho nasceu em
Bocaiúva, Minas Gerais. Nos anos 60, ajudou a fundar a Ação Popular (AP),
movimento que luta pela implantação do socialismo no Brasil. Formou-se em
Sociologia pela Universidade de Minas Gerais em 1962. Após o golpe militar de
1964, passa sete anos na clandestinidade e oito no exílio. Volta ao país em
1979 e cria o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
O Ibase tem como
objetivo a radicalização da democracia e a afirmação de uma cidadania ativa.
Para isso, a instituição acredita ser necessário fortalecer o tecido
associativo da sociedade, incidir em políticas públicas e criar uma nova
cultura de direitos. As iniciativas do Ibase são regidas pelos princípios da
liberdade, igualdade, solidariedade, participação, diversidade e justiça
socioambiental.
Em 1998, para
estimular a participação de um maior número de corporações, o Ibase lançou o
Selo Balanço Social Ibase/Betinho. O selo é conferido anualmente a todas as
empresas que publicam o balanço social no modelo sugerido pelo Ibase, dentro da
metodologia e dos critérios propostos.
Com esse Selo, as
empresas podem divulgar que investem em educação, saúde, cultura, esportes e
meio ambiente por meio de seus anúncios, embalagens, balanço social, sites e
campanhas publicitárias.
O Selo Balanço Social
Ibase/Betinho demonstra que a empresa já deu o primeiro passo para tornar-se
uma verdadeira empresa-cidadã, comprometida com a qualidade de vida dos
funcionários, da comunidade e do meio ambiente. Isso se deve porque apresenta
publicamente seus investimentos internos e externos através da divulgação anual
do seu balanço social.
Com o aumento
gradativo das empresas que publicam o balanço social, o CFC publica a resolução
1003/04, com início de sua vigência a partir de janeiro de 2006 da NBC T 15 –
Informações de Natureza Social e Ambiental.
Conforme o item 15.1.1, essa norma estabelece
procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental,
com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade
social da entidade.
Estabelece também, o
que se entende por informações de natureza social e ambiental, como a geração e
a distribuição de riqueza, os recursos humanos, a interação da entidade com o
ambiente externo e a interação com o meio ambiente. Os dados contidos nessa demonstração
poderão ou não ser extraídos da contabilidade, claro, observando a referida
norma.
O Balanço Social deverá ser divulgado como
informação complementar, não se confundindo com as notas explicativas, devendo
também, ser divulgada para efeito de comparação com as informações do exercício
atual e do exercício anterior.
Vale ressaltar que as informações contidas no
Balanço Social deverão ser de responsabilidade técnica do contabilista, registrado
em Conselho Regional de Contabilidade. Caso a empresa esteja sujeita a
procedimentos de auditorias independentes, as informações do Balanço Social,serão
objetos de revisão pelos auditores, e deverão estar publicadas junto com o
relatório de auditoria.
Modelo:
Referências Bibliográficas
DEGRAF, Prof. Edson. Balanço Social. Contabilidade em pauta.
Disponível em: < http://www.santacruz.br/v4/download/contabilidade-em-pauta/balanco-social.pdf>
Acesso em 01/09/2014, 11:10:26.
BALANÇO SOCIAL.
Disponível em: < http://www.balancosocial.org.br/media/BS_Empresas2009.pdf>
Acesso em 01/09/2014, 11:13:43.
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