segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Balanço Social

O balanço social é uma demonstração que pode ser publicada anualmente pelas empresas, e que reúne uma série de informações sobre sua atuação social, como por exemplo: os projetos, os benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É uma ferramenta que avalia e multiplica a evidenciação da responsabilidade social das empresas.
No balanço social, a empresa evidencia o que faz por seus funcionários,dependentes, colaboradores e comunidade, evidenciando de forma transparente as atividades que melhoram a qualidade de vida. A função principal é tornar pública a responsabilidade social, e dessa forma, construir as ligações entre a sociedade, meio ambiente e empresa.
O balanço social é uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta.
O surgimento do Balanço Social se deu nos anos 60, nos EUA e na Europa, com o repúdio da população à guerra do Vietnã, e deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. A sociedade exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais.
No Brasil, iniciou-se na década de 70 as movimentações entre as empresas, mas somente nos anos 80 é que algumas empresas iniciaram a divulgação das evidências do Balanço Social. Já na década de 90, mais empresas iniciaram essa apresentação.
O Balanço Social da Nitrofértil, empresa estatal situada na Bahia, que foi realizado em 1984, é considerado o primeiro documento brasileiro do gênero, que carrega o nome de Balanço Social. No mesmo período, estava sendo realizado um Balanço Social do Sistema Telebras, que foi publicado em meados da década de 80. O do Banespa, realizado em 1992, compõe a lista das empresas precursoras nessa área no Brasil.
O Balanço Social se tornou mais evidente quando Herbert de Souza, o Betinho, iniciou em junho de 1997 uma campanha para que houvesse a divulgação voluntária dessas informações. Como foi uma pessoa de muita representatividade e liderança perante as classes sociais, Betinho conseguiu levar ao conhecimento da população, através de seminários, fóruns e outras estratégias de mídia, a importância da divulgação voluntária do Balanço Social.
Herbert José de Souza (1935-1997), mais conhecido como Betinho, foi um sociólogo brasileiro e ativista dos direitos humanos. Seu trabalho mais importante foi o projeto Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Mobilizou várias campanhas para arrecadar mantimentos em favor dos pobres e excluídos. Betinho nasceu em Bocaiúva, Minas Gerais. Nos anos 60, ajudou a fundar a Ação Popular (AP), movimento que luta pela implantação do socialismo no Brasil. Formou-se em Sociologia pela Universidade de Minas Gerais em 1962. Após o golpe militar de 1964, passa sete anos na clandestinidade e oito no exílio. Volta ao país em 1979 e cria o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
O Ibase tem como objetivo a radicalização da democracia e a afirmação de uma cidadania ativa. Para isso, a instituição acredita ser necessário fortalecer o tecido associativo da sociedade, incidir em políticas públicas e criar uma nova cultura de direitos. As iniciativas do Ibase são regidas pelos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, participação, diversidade e justiça socioambiental.
Em 1998, para estimular a participação de um maior número de corporações, o Ibase lançou o Selo Balanço Social Ibase/Betinho. O selo é conferido anualmente a todas as empresas que publicam o balanço social no modelo sugerido pelo Ibase, dentro da metodologia e dos critérios propostos.
Com esse Selo, as empresas podem divulgar que investem em educação, saúde, cultura, esportes e meio ambiente por meio de seus anúncios, embalagens, balanço social, sites e campanhas publicitárias.
O Selo Balanço Social Ibase/Betinho demonstra que a empresa já deu o primeiro passo para tornar-se uma verdadeira empresa-cidadã, comprometida com a qualidade de vida dos funcionários, da comunidade e do meio ambiente. Isso se deve porque apresenta publicamente seus investimentos internos e externos através da divulgação anual do seu balanço social.
Com o aumento gradativo das empresas que publicam o balanço social, o CFC publica a resolução 1003/04, com início de sua vigência a partir de janeiro de 2006 da NBC T 15 – Informações de Natureza Social e Ambiental.
 Conforme o item 15.1.1, essa norma estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade.
Estabelece também, o que se entende por informações de natureza social e ambiental, como a geração e a distribuição de riqueza, os recursos humanos, a interação da entidade com o ambiente externo e a interação com o meio ambiente. Os dados contidos nessa demonstração poderão ou não ser extraídos da contabilidade, claro, observando a referida norma.
 O Balanço Social deverá ser divulgado como informação complementar, não se confundindo com as notas explicativas, devendo também, ser divulgada para efeito de comparação com as informações do exercício atual e do exercício anterior.
Vale ressaltar que as informações contidas no Balanço Social deverão ser de responsabilidade técnica do contabilista, registrado em Conselho Regional de Contabilidade. Caso a empresa esteja sujeita a procedimentos de auditorias independentes, as informações do Balanço Social,serão objetos de revisão pelos auditores, e deverão estar publicadas junto com o relatório de auditoria.

Modelo:




Referências Bibliográficas

DEGRAF, Prof. Edson. Balanço Social. Contabilidade em pauta. Disponível em: < http://www.santacruz.br/v4/download/contabilidade-em-pauta/balanco-social.pdf> Acesso em 01/09/2014, 11:10:26.


BALANÇO SOCIAL. Disponível em: < http://www.balancosocial.org.br/media/BS_Empresas2009.pdf> Acesso em 01/09/2014, 11:13:43.



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